Blog de empreendedorismo e dicas de gestão empresarial para pequenas e médias empresas.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

PORQUE FAZER O PLANEJAMENTO FINANCEIRO?


 

Planeja-se por causa da globalização, do avanço tecnológico, do novo consumidor mais exigente. Planeja-se porque existem tarefas, produtos e serviços a serem produzidos e isto tem que ser feito de forma coordenada, usando os recursos de forma mais eficiente.
A maior crítica que sofre o processo de planejamento é que o planejado nunca acontece. É tempo perdido. Mas quando o planejado dá certo, ótimo, contudo, planejar é também saber o que fazer se as coisas derem errado. Planejar é decidir antecipadamente.
O empresário se depara com dois conjuntos de variáveis para realizar o planejamento: as variáveis que ele controla (fatores internos) e variáveis que ele não controla (fatores externos). O planejamento consiste em ajustar da melhor forma possível as variáveis positivas ou negativas que ele não pode controlar.
Planejar as finanças da empresa é dar rumo, meta e objetivos alcançáveis. É algo muito maior que fazer uma projeção de caixa. É nesta ação que definimos política de compras e vendas e de estoques. Ao realizar o planejamento financeiro, estabelecemos parâmetros para administrar com eficiência as despesas fixas e variáveis e determinamos o ponto de equilíbrio e as metas de venda.
Ao definir como a empresa vai operar, o gestor da microempresa tem a possibilidade de vir a conhecer sua necessidade de capital de giro e antecipar possíveis negociações para obtenção desse capital de giro necessário para gerir seus negócios.
O Planejamento Financeiro mostra o caminho a ser seguido, mas depende dos responsáveis pela administração da empresa estabelecer as formas de se atingir as metas e objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário