Blog de empreendedorismo e dicas de gestão empresarial para pequenas e médias empresas.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

O QUE FAZER QUANDO FALTAM RECURSOS FINANCEIROS?





Melhorando o sistema de cobrança, a empresa evita perdas com clientes inadimplentes e consegue trazer recursos financeiros para melhorar as entradas de caixa.
Quando a empresa trabalha com estoques mínimos, significa que está imobilizando recursos financeiros extremamente necessários na aquisição de mercadorias ou matérias-primas.
Reduzir prazos de pagamento com fornecedores não é uma das tarefas mais simples, pois envolve habilidade nas negociações com os já tradicionais, assim com um trabalho de desenvolvimento de novos fornecedores, visando melhores condições de compra. 
Na medida do possível, a empresa, quando está com dificuldades de caixa, procura fazer vendas casadas, ou seja, equilibrar os prazos de vendas com os de compras.
Negociar novos prazos de vencimentos com os fornecedores também não é uma tarefa fácil. Por isso só se deve utilizar desse recurso quando for extremamente necessário. Quando isso acontece, os fornecedores tendem a limitar o crédito concedido.
A venda de ativos ociosos pode ser interessante, desde que futuramente não venha a prejudicar as atividades empresariais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário