Blog de empreendedorismo e dicas de gestão empresarial para pequenas e médias empresas.

terça-feira, 9 de abril de 2013

FLUXO DE CAIXA



 Quando se fala de finanças, o fluxo de caixa refere-se ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido; tem a função de informar ao empresário, a situação de movimentação diária dos recursos financeiros de sua empresa. Dispõe de informações acerca dos pagamentos, recebimento e saldo; é diário e acumulativo.

O fluxo de caixa pode ter dois resultados mediante seu acúmulo: negativo, que signififca que a empresa está gastando mais do que é viável, ou positivo, que é quando a empresa está em perfieta ordem.

O negativismo pode aparecer de várias formas: o prazo de pagamento é muito curto, parcelas de compra de valor muito alto (mais altos que o saldo em caixa), compras para reposição de estoque com valor elevado, juros bancários, entre outros.

O fluxo de caixa mantém as contas da empresa equilibradas, para que se possa controlar as receitas e débitos ao longo de um período de tempo. A administração de uma empresa necessita do fluxo de caixa, sem ele seria como administrar uma empresa às cegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário