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sexta-feira, 12 de abril de 2013

A Importância do Preço de Venda

Você sabe por que é importante calcular e planejar o Preço de Venda para cada produto no seu estabelecimento comercial? Leia o texto a seguir.

O nosso amigo Eduardo Silvarejo, proprietário de um comércio varejista, sempre calculou os Preços de Venda dos seus produtos colocando o dobro do seu valor de compra, ou seja, comprando por R$ 50,00 e vendendo por R$ 100,00. Dessa forma, pensava ter um lucro de 100%, mas não entendia por que estava sempre no vermelho. No entanto, o Sr. Silvarejo percebia que a concorrência estava indo bem e se perguntava o que fazer para melhorar o seu negócio e reconquistar clientes que já havia perdido. 

Veja: Precisamos saber, afinal, que a Formação de Preço de Venda de um produto não pode ocorrer de qualquer jeito. É uma tarefa que exige cuidado para não prejudicar as vendas e, consequentemente, os negócios da empresa. 
Por isso, é fundamental conhecer os diversos fatores que envolvem o processo de formação do preço. Precisamos avaliar e controlar nossos gastos e identificar o que são Custos e Despesas Fixos e Custos e Despesas Variáveis. Além disso, é muito importante estar atento(a) ao mercado em que atuamos, acompanhar os preços praticados pelos concorrentes e conhecer os diversos tipos de preços que podemos adotar como estratégias de venda para conquistar o cliente.
Muitos empresários consideram tudo isso besteira. Afinal, tem que pagar as contas de um jeito ou de outro.
Podemos observar que a fixação de Preços de Venda de produtos não é tão simples. Pelo contrário, tem sido uma tarefa bastante complexa e de grande importância que exige cuidado para não prejudicar as vendas e os negócios da empresa.
Você conhece a Formação de Preço de Venda dos seus produtos?
Você conhece os Custos e as Despesas do seu estabelecimento comercial?
Você analisa o comportamento dos seus concorrentes? Sabe o que vendem no mercado? Os preços que praticam?
Ou você simplesmente multiplica por dois o valor pago por seus produtos?
É preciso ter controle dos nossos gastos, receitas e lucros. Além disso, precisamos observar o comportamento do mercado, pois é ele que determina os preços que praticamos. Também precisamos avaliar nossa concorrência, público consumidor, preços dos nossos fornecedores e, até, as mudanças na política econômica, pois podem influenciar diretamente nossas vendas. Se não fizermos isso, ficaremos à deriva no mercado, como um barco à deriva no mar, sem saber para onde estamos indo. O resultado disso, geralmente, é desastroso. Não podemos contar somente com a sorte.

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