Blog de empreendedorismo e dicas de gestão empresarial para pequenas e médias empresas.

quarta-feira, 21 de março de 2018

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA GESTÃO FINANCEIRA?





As empresas começam pequenas, mas à medida que crescem, a forma de gestão estabelecida inicialmente não consegue acompanhar esse ritmo. Isso se deve ao pouco conhecimento em gestão empresarial e ao excessivo envolvimento operacional.

Os conhecimentos de gestão estão divididos em quatro grandes áreas: Financeira, Marketing, Produção e Recursos Humanos. 
Não há dúvida de que essas quatro áreas são os pilares da gestão de uma empresa e que são igualmente importantes, porém, todas as decisões tomadas em uma empresa têm impacto na área financeira, tornando-a, assim, crucial para o sucesso de um empreendimento, pois, além disso, temos também nesta área o controle do resultado financeiro e econômico do negócio.

A gestão financeira é vista em muitas empresas apenas como o controle de entrada e saída do dinheiro do caixa. Mas, na verdade, a função da gestão financeira é muito maior, ou seja, ela deve ser responsável pela captação, geração e gerenciamento dos recursos financeiros. Isto significa dizer que esta área precisa gerir a lucratividade dos produtos vendidos, a receita, as despesas, os custos, o ciclo financeiro, o resultados, o caixa e bancos, o a pagar e o a receber.

Uma gestão financeira eficaz pode garantir a integridade financeira da empresa e a aplicação correta dos recursos financeiros gerados. Para isto, utilizam-se Controles, Demonstrativos e Indicadores Financeiros. Essas ferramentas permitem não somente garantir a integridade e aplicação correta dos recursos financeiros, mas também o fornecimento de informações fundamentais para a tomada de decisão dentro das empresas.

Em resumo, as empresas que se valerem de uma Gestão Financeira Eficaz terão mais capacidade de analisar e tomar decisões assertivas na direção do sucesso, mesmo estando elas situadas num ambiente competitivo mais adverso.




Um comentário:

  1. Sou muito grato a Elegantloanfirm por me ajudar a obter um empréstimo de US $ 600.000,00 ajudando o agente de empréstimos Russ Harry e sou eternamente grato a você. Minha vida mudou, meu dinheiro acabou, agora possuo um negócio comercial que costumava cuidar das necessidades de minha família. Sou grato a você, Sr. Russ, e que Deus o abençoe. Você pode contatá-los para obter assistência financeira via e-mail: Elegantloanfirm@hotmail.com para obter sua ajuda financeira.

    ResponderExcluir