Blog de empreendedorismo e dicas de gestão empresarial para pequenas e médias empresas.

quinta-feira, 22 de março de 2018

QUAL O VALOR IDEAL DO PRO LABORE?



Antes de responder a essa pergunta vamos esclarecer o que é PRO LABORE, é o salário do dono da empresa. Pode ser um valor fixo ou variável, quando é definido que a remuneração do dono será um percentual do faturamento.

É muito importante que esse valor seja previamente definido para evitar que a retirada seja maior do que a empresa tenha capacidade de aguentar e evitar também que o dono tire pouco ou nada por mês.

Vale salientar que esse pro labore não é apenas o dinheiro retirado do caixa, mas tudo que a empresa paga para o dono (combustível, cartão de crédito, aluguel, faculdade etc), tudo que ele tira de mercadorias para ele (bolsas, roupas, etc depende do ramo da empresa), o que ele consome extra da empresa (cerveja, balas, e tudo aquilo que pode ser consumido da empresa), enfim tudo que sai do caixa da empresa. 

Então, qual o valor certo para o PRO LABORE? Responder essa pergunta não é simples pois nem sempre a resposta é a que se quer ouvir.

Quando perguntamos a muitos empresários quanto é seu pro-labore não sabem dizer ou dizem que só trabalham e não veem a cor do dinheiro, normalmente esses empresários misturam suas contas com as da empresa, fazendo do caixa da empresa a extensão do seu bolso.

Um bom parâmetro é: "Se você fosse um empregado com suas atribuições quanto seria o seu salário?"
Infelizmente não é porque você é o dono da empresa que pode tirar quanto quiser do caixa, tem que ter limite para a empresa não quebrar, afinal você não pode matar a galinha dos ovos de ouro.



UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS DE MORTALIDADE DAS EMPRESAS É A "MISTURA" DE DINHEIRO DA EMPRESA COM DINHEIRO DO EMPRESÁRIO - POR ISSO É MUITO IMPORTANTE QUE SE DETERMINE O PRO LABORE E RESPEITE ESSE LIMITE.




2 comentários:

  1. Aldi,
    Muito legal o blog e esse assunto me interessa, mas, fiquei na vontade da resposta, será que você pode dar uma idéia desse percentual??

    Bjo

    Bruno Cavalcanti

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruno Obrigada, esta semana terá um post por dia sobre esse assunto que realmente é muito polêmico.

    Não há uma regra para esses percentuais, há um parâmetro que é o valor que seria pago a um profissional do mercado, por exemplo: Se você fosse contratar um gerente para fazer suas atribuições quanto ele estaria recebendo em média? Se a empresa depois desse pagamento ainda tiver condições de repassar mais deve ser distribuido como lucro.

    Isso é para evitar uma prática de mercado que quebra muitas empresas: sócio rico X empresa pobre. É matar a galinha dos ovos de ouro (teremos post sobre isso).

    Outro caminho é fazer um levantamento de quanto você precisa para suas despesas pessoais (lógico que o básico o restante fica por conta da divisão de lucros) e esse valor passa a ser seu pro labore, isso se a empresa puder assumir.

    A regra de ouro é não matar a empresa, investir nela é sempre mais rentável que investir nos mimos e luxos dos donos pois no futuro ela lhe trará mais retorno financeiro.

    Continue acompanhando e mandando as dúvidas que respondo as que souber.

    Sucesso!

    ResponderExcluir