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quarta-feira, 30 de maio de 2012

OS 10 PRINCIPAIS ITENS DE UM PLANO DE NEGÓCIOS




1 – Ramo de atividade: Descrever, sucintamente, um histórico da empresa. Os motivos da escolha do ramo de atuação e da ideia de negócio. Por que escolheu e quais as tendências de mercado. O que a empresa fará e de que forma será feito. No Ramo de atividade, também são informados a missão, a visão e os valores.
2 – Mercado de atuação: Uma das principais etapas do plano de negócio. Normalmente, se resume em dados sobre os Concorrentes – Identifica os principais concorrentes, quais produtos ou serviços oferecem, pontos fortes e fracos. Consumidores – Identifica prováveis compradores, onde estão, o que necessitam e desejam, frequência de compra e a melhor forma de vender. Fornecedores – Identifica quem são, onde estão, o que oferecem. Marcas, qualidade e quantidade. Pontos fracos e fortes e quais as oportunidades e ameaças que esses pontos podem refletir no negócio. Preços, frequência de compra por fornecedor, formas e facilidades de pagamento, descontos, promoções, qualidade de atendimento, tempo de entrega, contatos, etc.
3 – Produtos e serviços: Descrever informações detalhadas sobre os produtos e/ou serviços a serem vendidos. Registrar informações menos evidentes. Relacionar as vantagens e desvantagens dos produtos e/ou serviços em relação aos dos concorrentes. Registrar diferenciais frente à concorrência. Embalagens, tamanhos, cores, sabores, etc.
4 – Localização: Dependendo do tipo de negócio, é importante lembrar que a localização deve ser estrategicamente definida. Essa escolha pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento. Analisar e descrever itens como: Facilidade de acesso, estacionamento, placa de identificação, tráfego, ruídos, higiene, segurança, espaço físico para carga e descarga de produtos, infraestrutura tecnológica e elétrica, etc.
5 – Marketing: Descrever informações sobre as ações de marketing. Como os produtos ou serviços serão divulgados. Por meio de quais mídias. Como serão feitos, onde, quando, quem fará, quanto custará, de quanto em quanto tempo. Ações voltadas aos Concorrentes, Fornecedores e Colaboradores também são consideradas ações de marketing: Bom atendimento, preço competitivo, promoções, descontos, equipe bem treinada, facilidades de pagamento, parcerias com fornecedores e benefícios para os colaboradores.
6 – Processo operacional: Descrever como o negócio irá funcionar. Que trabalho será feito; quem fará; com quais ferramentas e equipamentos, quanto tempo precisará para cada atividade. Os processos operacionais podem ser os processos de compra e venda, estocagem de mercadorias, distribuição e entrega de produtos, treinamento de equipes, etc.
7 – Projeção de volume de vendas: Descrever a quantidade de vendas pretendidas para um período de tempo. Considerar a necessidade e a procura do mercado consumidor; os tipos de produtos a serem colocados à venda; a disponibilidade de pessoal para atender a demanda; a capacidade dos recursos materiais – máquinas, instalações, estoque; a disponibilidade de recursos financeiros.
8 – Necessidade de pessoal: Identificar a quantidade de pessoas necessárias para atender todos os trabalhos a serem realizados e quais as qualificações que deverão ter para atender as exigências de cada cargo.
9 – Análise financeira: Parte fundamental do plano de negócio. Neste passo se faz uma estimativa do resultado da empresa a partir dos dados pré-projetados nos itens anteriores. Também se faz uma lista das compras de equipamentos, materiais e despesas com instalações e gastos necessários para o funcionamento inicial da empresa.
10 – Análise final: Ao finalizar todos os passos do plano de negócio, é muito importante analisar todas as informações e resultados apresentados, inclusive o Lucro Operacional (lucro líquido), para garantir a satisfação financeira esperada pelo empreendedor ou sócios.

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