Blog de empreendedorismo e dicas de gestão empresarial para pequenas e médias empresas.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CUSTO, DESPESA E INVESTIMENTO?


CUSTOS
Os custos podem ser entendidos de maneiras diferentes dependendo de cada segmento, são eles: 
- Comércio: o custo é o valor gasto na aquisição de mercadorias;
- Indústria: o custo é classificado como o valor gasto na fabricação dos produtos, envolvendo matérias-primas, insumos, mão-de-obra interna ou externa, etc.;
- Serviços: classificado como valor gasto na execução do serviço, abrangendo os materiais, componentes, peças, bem como a mão-de-obra (interna e/ou externa).

DESPESAS

As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa em aluguel, salários e encargos, pró-labore, telefone, propaganda, impostos, comissões de vendedores, etc. Elas ainda são classificadas em fixas e variáveis, sendo as fixas aquelas cujo valor a ser pago não depende do volume, ou do valor das vendas, enquanto que as variáveis são aquelas cujo valor a ser pago está diretamente relacionado ao valor vendido.

INVESTIMENTO

Investimento representa os valores gastos com a aquisição de bens como máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas, informática, etc. pagos de uma única vez, ou em parcelas. Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário