Confira uma seleção de dicas para melhorar as finanças, a gestão e o clima da sua empresa
Sua pequena empresa está pronta para 2013? Os empreendedores podem aproveitar esta época do ano para melhorar a gestão e também os resultados do negócio. Confira a seguir uma seleção de 30 dicas para colocar em prática aos poucos durante um mês e revolucionar a sua empresa.
1. Crie metas
O começo do ano é um bom momento para quem ainda não definiu as metas e objetivos. Além disso, tenha indicadores e métricas para acompanhar como está a evolução do negócio. Isso pode ser feito esporadicamente através do crescimento da receita, a produtividade dos funcionários ou a lucratividade.
2. Tenha um analista de redes sociais
Não há mais volta. As empresas precisam estar nas redes sociais e participar ativamente. O ideal é ter um funcionário focado nesta tarefa. Procure um analista de redes sociais que seja criativo, organizado e cordial.
3. Corte custos
Reveja os custos da sua empresa e, se a conta não estiver batendo, pode ser a hora de cortar alguns gastos. Uma dica é verificar com atenção os custos variáveis e fixos. Veja também em que está sendo gasto mais dinheiro do que deveria.
4. Planeje novos lançamentos
Inovar e diversificar o portfólio da empresa pode ser a saída para melhorar o resultado neste ano. A dica é planejar tudo para evitar falhas e ir melhorando o produto conforme tiver retorno e opinião dos próprios clientes.
5. Capriche no pós-venda
Não adianta tratar o cliente muito bem na hora da venda e deixá-lo de lado quando ele voltar com um problema ou uma reclamação. Invista em um atendimento pós-venda impecável para que o consumidor insatisfeito se transforme em um fã da sua marca.
6. Atue dentro da lei
Contrato social, CNPJ, alvará de funcionamento, nota fiscal e inscrição na Secretaria Estadual da Fazenda. Estas autorizações, além de outras específicas, são essenciais para que o negócio atue dentro das normas legais. Informe-se com seu advogado e tenha estes documentos em dia.
7. Calcule sua margem de lucro
Conhecer os custos envolvidos na produção de um item e qual pode ser sua margem de lucro é essencial para conseguir resultados melhores. Na hora de fazer a conta, tente incluir a parcela de custos fixos operacionais que o preço de vendas deve cobrir.
8. Use o marketing a seu favor
Ter um procedimento padrão para momentos de crise é uma forma de usar o marketing a favor do seu negócio. Assuma o erro, planeje uma estratégia e esteja sempre disponível para falar com os clientes.
9. Aprenda a lidar com conflitos
É função do empreendedor e chefe mediar conflitos dentro da empresa. Para isso, aprenda a ouvir os dois lados, tenha uma postura racional e incentive o diálogo entre os colaboradores.
10. Retenha talentos
Ser uma empresa pequena não é motivo para não ter talentos. Hoje, muitos talentos são atraídos pela ideia de participar de perto das decisões da companhia. Além disso, ofereça a chance da pessoa aprender no cotidiano do negócio.
11. Evite erros
Muitas vezes sem um profissional especializado em marketing, as pequenas empresas cometem erros básicos em suas estratégias de comunicação. Uma forma de evitar isto é acompanhar e monitorar o comportamento do consumidor, suas preferências, necessidades, critérios de compra e uso de produtos.
12. Leve as reclamações a sério
Entender o que está motivando a reclamação pode ser uma fonte de inovação para o seu negócio. Por isso, escute o consumidor e tente encontrar uma solução que possa ser aplicada a outros casos.
13. Tenha um plano de marketing
Reúna sua equipe e comunique a todos o seu plano de marketing. Este documento deve incluir uma análise do ambiente de negócios, as ações de marketing, o planejamento em si e como será feito o controle das metas.
14. Negocie mais
Saber negociar melhor pode ser a chave para aumentar as vendas. Entre as várias técnicas de negociação, vale observar qual é o motivador de compras. Faça perguntas que te ajudem a perceber os motivos que levam o cliente até você.
15. Acerte os impostos
Estar em dia com o pagamento de tributos e impostos é essencial para pequenas empresas. Converse com seu contador e programe-se para quitar dívidas deste tipo, se for o caso.
16. Proteja sua empresa
Se você criou um novo produto, é imprescindível fazer o registro da patente. Este é um processo que pode ser demorado, mas é a única forma de proteger sua criação. O registro deve ser pedido ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
17. Tenha um programa de fidelidade
Clientes fiéis devem ser bem conservados. Uma saída é criar um programa de fidelidade. Para isso, é preciso ter um bom produto, trabalhar a imagem do negócio no mercado e desenvolver um canal de comunicação constante com os consumidores.
18. Escolha a melhor equipe
O momento de entrevistar e selecionar um novo funcionário pode ser difícil para quem não estiver preparado. Uma boa tática é usar técnicas mais modernas de seleção, como simulações e jogos online.
19. Organize seu tempo
Manter a agenda bem organizada ajuda a ganhar tempo no dia a dia da empresa. A dica para os empreendedores é centralizar os compromissos no mesmo lugar, na smartphone ou em uma agenda, e não ficar distribuindo pedaços de papel por todo lado.
20. Escolha o melhor regime tributário
Se a sua empresa estiver enquadrada no regime tributário errado, pode estar pagando mais impostos do que deveria. Por isso, cheque com seu contador se o enquadramento no Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido está adequado para o negócio.
21. Reconheça sua equipe
Reconhecer o mérito dos colaboradores da sua empresa pode motivá-los e, muitas vezes, não custa nada. Uma forma de fazer isso é conhecendo as características individuais de cada um e desenvolver uma relação menos fria e numérica.
22. Use bem as redes sociais
O uso das redes sociais fica melhor com três tipos de ferramentas: as de agendamento de conteúdo, de análise de interação e de monitoramento do que é dito sobre sua marca na rede. Aprenda a usá-las e a falar mais de perto com os consumidores.
23. Tenha um salário
A falta de organização com a retirada de dinheiro da empresa pode causar um rombo nas contas. Por isso, os sócios podem escolher a forma como querem calcular seu salário: retirada por atividade, pró-labore e distribuição de lucros.
24. Pense no longo prazo
De vez em quando, é importante deixar o dia a dia de lado e dar atenção aos planos do seu negócio para o futuro. Uma dica é calcular o retorno do negócio a longo prazo. Para chegar a este valor, leve em conta os investimentos atualmente realizados, a taxa de crescimento do lucro esperado e a taxa de retorno utilizada para o cálculo.
25. Prepare-se para pedir empréstimo
Ir ao banco e pedir empréstimo costuma ser uma ação usual dos empreendedores. Para evitar problemas, é importante fazer as contas, atentar o prazo e fugir das vendas casadas com outros produtos financeiros.
26. Construa uma marca
Invista para que sua marca seja conhecida no mercado. Uma característica importante é escolher um nome fácil de lembrar. Além disso, não escolha uma marca muito parecida com a dos seus concorrentes.
27. Calcule a lucratividade
Para calcular a lucratividade, use os dados financeiros da empresa, que costumam estar no Demonstrativo de Resultados do Exercício (D.R.E.). Os valores de vendas ou faturamento e de gastos (custos ou despesas) ajudam a chegar neste valor.
28. Controle as dívidas
Faça um levantamento das dívidas do seu negócio e procure reduzir o peso delas no orçamento. Quando precisar de dinheiro, prefira financiamentos de longo prazo a empréstimos de curto prazo com altas taxas.
29. Leia mais
Aproveite as horas vagas para ler mais. Isso ajuda a trazer inspirações, motivação e novas ideias para sua empresa.
30. Meça seus resultados
Tenha indicadores que ajudem a mostrar se a empresa está no caminho certo. Isso pode ser feito através da margem de lucro, do nível de endividamento, do retorno sobre o investimento e até mesmo do giro de funcionários.
Sua pequena empresa está pronta para 2013? Os empreendedores podem aproveitar esta época do ano para melhorar a gestão e também os resultados do negócio. Confira a seguir uma seleção de 30 dicas para colocar em prática aos poucos durante um mês e revolucionar a sua empresa.
1. Crie metas
O começo do ano é um bom momento para quem ainda não definiu as metas e objetivos. Além disso, tenha indicadores e métricas para acompanhar como está a evolução do negócio. Isso pode ser feito esporadicamente através do crescimento da receita, a produtividade dos funcionários ou a lucratividade.
2. Tenha um analista de redes sociais
Não há mais volta. As empresas precisam estar nas redes sociais e participar ativamente. O ideal é ter um funcionário focado nesta tarefa. Procure um analista de redes sociais que seja criativo, organizado e cordial.
3. Corte custos
Reveja os custos da sua empresa e, se a conta não estiver batendo, pode ser a hora de cortar alguns gastos. Uma dica é verificar com atenção os custos variáveis e fixos. Veja também em que está sendo gasto mais dinheiro do que deveria.
4. Planeje novos lançamentos
Inovar e diversificar o portfólio da empresa pode ser a saída para melhorar o resultado neste ano. A dica é planejar tudo para evitar falhas e ir melhorando o produto conforme tiver retorno e opinião dos próprios clientes.
5. Capriche no pós-venda
Não adianta tratar o cliente muito bem na hora da venda e deixá-lo de lado quando ele voltar com um problema ou uma reclamação. Invista em um atendimento pós-venda impecável para que o consumidor insatisfeito se transforme em um fã da sua marca.
6. Atue dentro da lei
Contrato social, CNPJ, alvará de funcionamento, nota fiscal e inscrição na Secretaria Estadual da Fazenda. Estas autorizações, além de outras específicas, são essenciais para que o negócio atue dentro das normas legais. Informe-se com seu advogado e tenha estes documentos em dia.
7. Calcule sua margem de lucro
Conhecer os custos envolvidos na produção de um item e qual pode ser sua margem de lucro é essencial para conseguir resultados melhores. Na hora de fazer a conta, tente incluir a parcela de custos fixos operacionais que o preço de vendas deve cobrir.
8. Use o marketing a seu favor
Ter um procedimento padrão para momentos de crise é uma forma de usar o marketing a favor do seu negócio. Assuma o erro, planeje uma estratégia e esteja sempre disponível para falar com os clientes.
9. Aprenda a lidar com conflitos
É função do empreendedor e chefe mediar conflitos dentro da empresa. Para isso, aprenda a ouvir os dois lados, tenha uma postura racional e incentive o diálogo entre os colaboradores.
10. Retenha talentos
Ser uma empresa pequena não é motivo para não ter talentos. Hoje, muitos talentos são atraídos pela ideia de participar de perto das decisões da companhia. Além disso, ofereça a chance da pessoa aprender no cotidiano do negócio.
11. Evite erros
Muitas vezes sem um profissional especializado em marketing, as pequenas empresas cometem erros básicos em suas estratégias de comunicação. Uma forma de evitar isto é acompanhar e monitorar o comportamento do consumidor, suas preferências, necessidades, critérios de compra e uso de produtos.
12. Leve as reclamações a sério
Entender o que está motivando a reclamação pode ser uma fonte de inovação para o seu negócio. Por isso, escute o consumidor e tente encontrar uma solução que possa ser aplicada a outros casos.
13. Tenha um plano de marketing
Reúna sua equipe e comunique a todos o seu plano de marketing. Este documento deve incluir uma análise do ambiente de negócios, as ações de marketing, o planejamento em si e como será feito o controle das metas.
14. Negocie mais
Saber negociar melhor pode ser a chave para aumentar as vendas. Entre as várias técnicas de negociação, vale observar qual é o motivador de compras. Faça perguntas que te ajudem a perceber os motivos que levam o cliente até você.
15. Acerte os impostos
Estar em dia com o pagamento de tributos e impostos é essencial para pequenas empresas. Converse com seu contador e programe-se para quitar dívidas deste tipo, se for o caso.
16. Proteja sua empresa
Se você criou um novo produto, é imprescindível fazer o registro da patente. Este é um processo que pode ser demorado, mas é a única forma de proteger sua criação. O registro deve ser pedido ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
17. Tenha um programa de fidelidade
Clientes fiéis devem ser bem conservados. Uma saída é criar um programa de fidelidade. Para isso, é preciso ter um bom produto, trabalhar a imagem do negócio no mercado e desenvolver um canal de comunicação constante com os consumidores.
18. Escolha a melhor equipe
O momento de entrevistar e selecionar um novo funcionário pode ser difícil para quem não estiver preparado. Uma boa tática é usar técnicas mais modernas de seleção, como simulações e jogos online.
19. Organize seu tempo
Manter a agenda bem organizada ajuda a ganhar tempo no dia a dia da empresa. A dica para os empreendedores é centralizar os compromissos no mesmo lugar, na smartphone ou em uma agenda, e não ficar distribuindo pedaços de papel por todo lado.
20. Escolha o melhor regime tributário
Se a sua empresa estiver enquadrada no regime tributário errado, pode estar pagando mais impostos do que deveria. Por isso, cheque com seu contador se o enquadramento no Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido está adequado para o negócio.
21. Reconheça sua equipe
Reconhecer o mérito dos colaboradores da sua empresa pode motivá-los e, muitas vezes, não custa nada. Uma forma de fazer isso é conhecendo as características individuais de cada um e desenvolver uma relação menos fria e numérica.
22. Use bem as redes sociais
O uso das redes sociais fica melhor com três tipos de ferramentas: as de agendamento de conteúdo, de análise de interação e de monitoramento do que é dito sobre sua marca na rede. Aprenda a usá-las e a falar mais de perto com os consumidores.
23. Tenha um salário
A falta de organização com a retirada de dinheiro da empresa pode causar um rombo nas contas. Por isso, os sócios podem escolher a forma como querem calcular seu salário: retirada por atividade, pró-labore e distribuição de lucros.
24. Pense no longo prazo
De vez em quando, é importante deixar o dia a dia de lado e dar atenção aos planos do seu negócio para o futuro. Uma dica é calcular o retorno do negócio a longo prazo. Para chegar a este valor, leve em conta os investimentos atualmente realizados, a taxa de crescimento do lucro esperado e a taxa de retorno utilizada para o cálculo.
25. Prepare-se para pedir empréstimo
Ir ao banco e pedir empréstimo costuma ser uma ação usual dos empreendedores. Para evitar problemas, é importante fazer as contas, atentar o prazo e fugir das vendas casadas com outros produtos financeiros.
26. Construa uma marca
Invista para que sua marca seja conhecida no mercado. Uma característica importante é escolher um nome fácil de lembrar. Além disso, não escolha uma marca muito parecida com a dos seus concorrentes.
27. Calcule a lucratividade
Para calcular a lucratividade, use os dados financeiros da empresa, que costumam estar no Demonstrativo de Resultados do Exercício (D.R.E.). Os valores de vendas ou faturamento e de gastos (custos ou despesas) ajudam a chegar neste valor.
28. Controle as dívidas
Faça um levantamento das dívidas do seu negócio e procure reduzir o peso delas no orçamento. Quando precisar de dinheiro, prefira financiamentos de longo prazo a empréstimos de curto prazo com altas taxas.
29. Leia mais
Aproveite as horas vagas para ler mais. Isso ajuda a trazer inspirações, motivação e novas ideias para sua empresa.
30. Meça seus resultados
Tenha indicadores que ajudem a mostrar se a empresa está no caminho certo. Isso pode ser feito através da margem de lucro, do nível de endividamento, do retorno sobre o investimento e até mesmo do giro de funcionários.
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