6 DICAS PARA MELHORAR SEU FLUXO DE CAIXA
Um dos desafios do dia-a-dia da pequena empresa é lidar com o paradoxo abundância-escassez. E não me refiro apenas ao fluxo de negócios, mas também ao fluxo de caixa da empresa. Por isso, reuni sete idéias para melhorar o fluxo de caixa da pequena empresa.
Você fica tão ocupado em tocar a empresa e cumprir prazos que não consegue encontrar tempo para faturar os clientes regularmente? Acredite, você não é o único. Um empresário conhecido meu às vezes adia o envio de faturas de pequenos serviços de reformas residenciais até chegar próximo ao prazo do pagamento dos tributos mensais da empresa, e é nessa hora que ele percebe não ter dinheiro suficiente para cobrir suas obrigações.
Se você ainda não implantou um sistema, comece (ou atribua um funcionário para começar) a faturar projetos regularmente. Ao aceitar projetos longos, negocie antecipadamente pagamentos regulares em vez de deixar o montante devido se acumular até a conclusão do contrato.
Algumas pequenas empresas podem reduzir significativamente o tempo de espera do pagamento oferecendo desconto para pagamento antecipado. Já recebi faturas de fornecedores que ofereciam descontos de 1% ou 2% para pagamento em 10 dias. Se eu tivesse mesmo que pagar a fatura em 30 dias, provavelmente assinaria logo um cheque para conseguir aquele desconto extra. Bom para meus objetivos de negócios, bom para o fluxo de caixa também.
A melhor forma de evitar problemas de fluxo de caixa pela falta de recebimento de pagamento é nem fazer negócio com o tipo de cliente que não paga ou que demora a pagar. Assim, se você tiver algum grande cliente à vista, faça seu trabalho de casa antes. Peça referências de crédito e não esqueça de conferi-las. Entre em contato com outras empresas que trabalham com aquele cliente. Também é uma boa idéia contratar serviços de verificação de crédito de organizações como a CheckExpress que pode ter seus serviços acessados diretamente dos aplicativos do Office.
É possível reduzir o impacto no caixa imediato se você precisar de produtos ou serviços de alguém e conseguir permutar por seus próprios produtos ou serviços. Obs.: Esta não é uma forma de redução de obrigações tributárias — ainda é necessário relatar o valor da transação de permuta na declaração de imposto.
Tudo bem, você não consegue implantar o sistema de gerenciamento de estoque 'just-in-time' que muitas indústrias adotaram. Que tal tentar um 'just-in-time júnior'? Dinheiro gasto em estoque é dinheiro que não está produzindo juros nem dividendos para você.
Muitas vezes, reduzir o estoque pode ser muito simples. Já vi restaurantes diminuírem o tamanho de suas adegas, concentrando-se na qualidade dos vinhos de algumas poucas regiões em vez de tentar agradar todos os comensais com vários tipos da bebida. Se o cliente ainda tiver boas opções na carta de vinhos, talvez nem perceba que há menos variedades que antes.
6- Considere consolidar seus empréstimos
Sei que quase sempre é difícil para a pequena empresa pedir dinheiro emprestado. Mas fico surpreso com a quantidade de pretextos usados pelos empresários para tomar um empréstimo. Conheço um pequeno empresário que tem apenas um funcionário mas possui quatro empréstimos diferentes relacionados à empresa: um para equipamento, outro para o carro, uma linha de crédito empresarial e um cartão de crédito empresarial.
Se você também tem vários empréstimos atrelados ao seu negócio, reveja as taxas e termos de cada um deles. Talvez você consiga consolidar dois ou mais empréstimos em uma conta a juros mais baixos e assim melhore seu fluxo de caixa. Não sou fã da dilatação do prazo de empréstimos, mas se você estiver pensando em conversar com o financiador para tentar consolidar os empréstimos existentes em um novo empréstimo, pode ser uma boa idéia escolher um prazo mais longo em troca de prestações mensais menores
Um dos desafios do dia-a-dia da pequena empresa é lidar com o paradoxo abundância-escassez. E não me refiro apenas ao fluxo de negócios, mas também ao fluxo de caixa da empresa. Por isso, reuni sete idéias para melhorar o fluxo de caixa da pequena empresa.
Fature prontamente
Você fica tão ocupado em tocar a empresa e cumprir prazos que não consegue encontrar tempo para faturar os clientes regularmente? Acredite, você não é o único. Um empresário conhecido meu às vezes adia o envio de faturas de pequenos serviços de reformas residenciais até chegar próximo ao prazo do pagamento dos tributos mensais da empresa, e é nessa hora que ele percebe não ter dinheiro suficiente para cobrir suas obrigações.Se você ainda não implantou um sistema, comece (ou atribua um funcionário para começar) a faturar projetos regularmente. Ao aceitar projetos longos, negocie antecipadamente pagamentos regulares em vez de deixar o montante devido se acumular até a conclusão do contrato.
Crie incentivos para que o cliente pague mais rápido
Algumas pequenas empresas podem reduzir significativamente o tempo de espera do pagamento oferecendo desconto para pagamento antecipado. Já recebi faturas de fornecedores que ofereciam descontos de 1% ou 2% para pagamento em 10 dias. Se eu tivesse mesmo que pagar a fatura em 30 dias, provavelmente assinaria logo um cheque para conseguir aquele desconto extra. Bom para meus objetivos de negócios, bom para o fluxo de caixa também.
Evite desde logo clientes que demoram a pagar ou que não pagam
A melhor forma de evitar problemas de fluxo de caixa pela falta de recebimento de pagamento é nem fazer negócio com o tipo de cliente que não paga ou que demora a pagar. Assim, se você tiver algum grande cliente à vista, faça seu trabalho de casa antes. Peça referências de crédito e não esqueça de conferi-las. Entre em contato com outras empresas que trabalham com aquele cliente. Também é uma boa idéia contratar serviços de verificação de crédito de organizações como a CheckExpress que pode ter seus serviços acessados diretamente dos aplicativos do Office.
Prefira permuta a dinheiro
É possível reduzir o impacto no caixa imediato se você precisar de produtos ou serviços de alguém e conseguir permutar por seus próprios produtos ou serviços. Obs.: Esta não é uma forma de redução de obrigações tributárias — ainda é necessário relatar o valor da transação de permuta na declaração de imposto.
Organize seu estoque
Tudo bem, você não consegue implantar o sistema de gerenciamento de estoque 'just-in-time' que muitas indústrias adotaram. Que tal tentar um 'just-in-time júnior'? Dinheiro gasto em estoque é dinheiro que não está produzindo juros nem dividendos para você. Muitas vezes, reduzir o estoque pode ser muito simples. Já vi restaurantes diminuírem o tamanho de suas adegas, concentrando-se na qualidade dos vinhos de algumas poucas regiões em vez de tentar agradar todos os comensais com vários tipos da bebida. Se o cliente ainda tiver boas opções na carta de vinhos, talvez nem perceba que há menos variedades que antes.
6- Considere consolidar seus empréstimos
Sei que quase sempre é difícil para a pequena empresa pedir dinheiro emprestado. Mas fico surpreso com a quantidade de pretextos usados pelos empresários para tomar um empréstimo. Conheço um pequeno empresário que tem apenas um funcionário mas possui quatro empréstimos diferentes relacionados à empresa: um para equipamento, outro para o carro, uma linha de crédito empresarial e um cartão de crédito empresarial.Se você também tem vários empréstimos atrelados ao seu negócio, reveja as taxas e termos de cada um deles. Talvez você consiga consolidar dois ou mais empréstimos em uma conta a juros mais baixos e assim melhore seu fluxo de caixa. Não sou fã da dilatação do prazo de empréstimos, mas se você estiver pensando em conversar com o financiador para tentar consolidar os empréstimos existentes em um novo empréstimo, pode ser uma boa idéia escolher um prazo mais longo em troca de prestações mensais menores
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