Blog de empreendedorismo e dicas de gestão empresarial para pequenas e médias empresas.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA EMPREENDER?




Com o início do anos muitos planos passam por nossas mentes, porém apenas alguns segue e tornam-se realidade e alguns viram pesadelo.

Antes de abandonar o emprego, descubra quais são as suas reais motivações. Se você quer virar empreendedor só para trabalhar menos e ter menos pressão no dia a dia, esqueça!

“Sendo dono do próprio negócio, a pessoa vai trabalhar muito mais do que antes. Toda a responsabilidade financeira e de gestão dos negócios e de pessoas fica nas mãos do empreendedor. E, na verdade, você ganha vários chefes – os seus clientes”.

Portanto, não se engane. Faça uma autoanálise para saber se você está preparado para enfrentar toda essa maratona.

Um erro comum dos empreendedores de primeira viagem é seguir apenas o impulso e deixar o planejamento de lado, faça um PLANO DE NEGÓCIO

Antes de pedir as contas, que tal fazer um plano de negócio para entender se sua ideia de empresa é realmente viável?

Esse documento inclui um estudo do mercado e da concorrência, análise da viabilidade econômica do produto ou serviço, logística, custos operacionais e outros investimentos necessários para o projeto decolar.

“As pessoas se esquecem de fazer a conta do capital de giro para se manter durante um ano”. “Todo negócio tem um tempo de maturação. Por isso, segure a ansiedade e faça um planejamento de médio a longo prazo”, acrescenta.

Ao elaborar o planejamento, aproveite ainda para estabelecer prazos e metas. Com tudo na ponta do lápis, você se sentirá mais tranquilo para dar esse salto sem medo de ser feliz.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

TENDÊNCIA DE NEGÓCIO PARA 2015

Qual o melhor negócio para montar? não há como prever, mas através de pesquisa dá para saber qual a tendência do mercado. Aproveite e veja se alguma delas está de acordo com seu perfil
Estudo aponta negócios promissores para 2015
Entre os destaques estão serviços de reparação, beleza e preparo de alimentos.
Em 2015, a formalização de pequenos negócios no Brasil vai continuar aquecida e deve seguir a mesma tendência de 2014. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, apenas nos dez primeiros meses de 2014 foram criados mais de 1 milhão de empreendimentos formais no país. Esse número está próximo à quantidade de empresas criadas no mesmo período de 2013.  O estudo detectou ainda que em alguns segmentos da economia voltados para o mercado interno haverá atividades com boas perspectivas para 2015.
Entre elas estão empresas ligadas à alimentação, construção, estética e reparação de bens duráveis como automóveis que tiveram seu consumo estimulado durante o período de mais forte aquecimento da economia. Além disso, figuram entre as atividades com maior potencial para o próximo ano aquelas típicas de pequenos negócios e que independem da conjuntura econômica. Para chegar a esse resultado, o Sebrae identificou os segmentos com maior potencial de expansão nos últimos anos e os que mais tendem a se beneficiar com as tendências da nossa sociedade.
De acordo com o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, os negócios promissores para 2015 têm uma forte característica de atender às necessidades básicas da população, que têm adquirido novos hábitos nos últimos anos. “O mercado interno cresceu muito na última década com a ascensão econômica de milhões de famílias das classes C e D. Isso gerou novas demandas e beneficiou diretamente os pequenos negócios, que oferecem serviços e produtos que foram incorporados ao dia a dia da população”, afirma.
Barretto alerta que para ter sucesso nos empreendimentos no próximo ano não basta apenas investir nas atividades com melhores perspectivas. “Não podemos afirmar que apenas quem investir nessas atividades colherá bons frutos em 2015. Há chances de sucessos para muitas outras atividades. O importante é se preparar adequadamente para a entrada no mundo dos negócios”.

Antes de abrir uma empresa, o empreendedor precisa elaborar um plano de negócios e se capacitar.
Confira abaixo a lista das atividades mais promissoras para 2015:

  1. Preparo de alimentos para consumo domiciliar e comércio de alimentos
  2. Construção, instalações elétricas, sanitárias, hidráulicas e de gás
  3. Confecção e comércio de roupas
  4. Cabeleireiros, atividades de estética e beleza, comércio de cosméticos
  5. Bijuterias e artefatos semelhantes
  6. Reparação de veículos automotores e motocicletas
  7. Reparação de computadores e equipamentos de informática
  8. Reparação e recarga de cartuchos para equipamentos de informática
  9. Reciclagem

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

ESTOU FORMADO, E AGORA?



Estou formado e agora?
Esta é a pergunta que muitos jovens fazem logo após acabar a ressaca do baile de formatura. 
Entrar na universidade deixou de ser tarefa das mais difíceis devido ao número de faculdades existentes, de cotas por cor, raça e classe social, além dos inúmeros meios de financiar ou conquistar bolsas. O problema passou a ser o que fazer quando colar grau....
As vagas nas grandes empresas, que eram o sonho dos jovens há alguns anos, passou a ser disputada como numa verdadeira gerra de talentos, onde as exigências estão cada vez mais elevadas devido a quantidade de oferta de mão de obra qualificada, por isso as empresas exigem cada vez mais como forma de peneirar.
Portanto senhores jovens repensem, passem a atuar de acordo com as exigência do mercado que quer cada vez mais independência e competências emocionais.
QUER MONTAR UM NEGÓCIO? prepare-se para tal
Planeje, realize um Plano de negócio, saiba quanto vai precisar de dinheiro para seu empreendimento, não dá para começar sem nenhum dinheiro, assim não gaste tudo quanto ganha de bolsa de estágio (mesmo sendo pequena), trabalhe e junte algum recurso, mesmo que para isso seu sonho de empreender demore um pouco mais.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

QUER ABRIR O PRÓPRIO NEGÓCIO?




Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas apontou que 80% dos universitários brasileiros pretendem abrir o próprio negócio em até 10 anos após se formarem, mas nem todos conseguem.

O grande problema é a falta de educação empreendedora, falta de preparo para administrar, afinal dinheiro e oportunidade não caem do céu tem planejar, organizar e ter foco para transformar o sonho em realidade.

Alguns até recebem apoio da família para empreender, mas não deixar que o sonho transforme-se em pesadelo não tem sido tarefa fácil.
O primeiro passo é escolher o negócio de acordo com seu perfil e com suas habilidades.
Depois estude o mercado e as características de sua escolha.
Realize um plano de negócio.
Faça cursos de gestão.
Foque

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

EMPREGO OU EMPREENDER, O QUE É MELHOR?



O sonho do sucesso financeiro vem ficando cada vez mais separado do sonho de trabalhar em uma grande multinacional. 

O jovem de hoje, que possui uma mente muito mais veloz e abarrotada de informações querem ser o dono do próprio negócio, o problema é que as universidades e faculdades ainda dão pouca atenção a este fato deixando os recém formados num verdadeiro "mato sem cachorro", não sabendo nem por onde começar a empreender.

Até a geração passada, muitos associavam o sucesso profissional como entrar em grandes empresas multinacionais e construir uma carreira dentro dela. Fazer parte de grandes nomes como P&G, Unilever, Ambev, Itaú, Bradesco, Santander, Petrobras, Odebrecht e outros gigantes representava não somente bons salários e estabilidade, mas também o seu status social.
Essa tradição ainda é representativa, porém, vem sofrendo uma grande mudança. O perfil de trabalho dos jovens profissionais tem migrado para empreendedorismo devido às grandes contribuições da revolução digital, intenso uso de smartphones, aplicativos, gadgets que abriram portas a um novo mercado digital com grandes oportunidades a serem exploradas. Estes jovens sonham cada vez mais em abrir seu próprio negócio por meio da concretização de Startups, enfrentando grandes e inúmeros desafios. Mundo dos negócios, chamado de “startup”.

Como abrir uma empresa com pouco dinheiro? Como empreender? Quero montar uma empresa, por onde começar?